DA GRAVIDEZ À PARENTALIDADE: EVIDÊNCIAS, PRÁTICAS E VÍNCULOS PARA UM INÍCIO DE VIDA SAUDÁVEL



DA GRAVIDEZ À PARENTALIDADE: EVIDÊNCIAS, PRÁTICAS E VÍNCULOS PARA UM INÍCIO DE VIDA SAUDÁVEL
978-65-83998-42-2

2025
190
10
1
1
Ana Maria Aguiar Frias
Frias, Ana Maria Aguiar
Ana Isabel Ramalho Galhanas
Galhanas, Ana Isabel Ramalho
Este livro reúne um conjunto atualizado de revisões integrativas, revisões sistemáticas e Scoping review que acompanham o percurso da parentalidade desde a gravidez até aos primeiros meses do bebé. Ao longo dos dez capítulos, exploram-se temas centrais para o bem-estar materno, paterno e neonatal, entre eles o conceito da Preparação para o Parto, as alterações psicológicas no período perinatal, os benefícios de planos de parto e posições que promovem o bem-estar materno e neonatal. Destacam-se também os exercícios de relaxamento, e o exercício físico como fatores protetores durante a gravidez, a construção do vínculo familiar, a adaptação do recém-nascido à vida extrauterina e a importância da exterogestação e do babywearing para o apego seguro. Baseado em evidências científicas e numa perspetiva intradisciplinar, este trabalho reflete o conhecimento atual e a prática baseada na evidência, com o objetivo de contribuir para uma parentalidade informada, participativa e emocionalmente equilibrada. Expressamos aqui o nosso profundo agradecimento a todos os que tornaram esta obra possível: aos profissionais e investigadores que partilharam o seu saber e à dedicação inestimável dos estudantes do Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, cujo envolvimento e empenho foram fundamentais para a realização deste livro.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.